domingo, 23 de janeiro de 2011

SUNDAY, SUNDAY

Um dia de sol estupendo, humor nem tanto. Uma volta na praia, apreciando a natureza e me desgostando com o que os homens fazem com a mesma. Estou escrevendo um artigo para meu outro blog (www.agenciafuturah.blogspot.com — sobre RH) a respeito da Inteligência Emocional que falta estudarmos, a social! Sim, aqui vivemos em sociedade, mas é uma sociedade truncada, viciada, baseada em "espertices" onde a lei número 1 é a de Gerson (levar vantagem em tudo). A cortesia social desapareceu por estas bandas, poucos se cumprimentam com uma saudação civilizada, motoristas ultrapassam pela direita, fazem zig-zag à sua frente com grande naturalidade, sobem pelas calçadas para evitar os semáforos. Nos supermercados as pessoas entram de sunga e biquinis, via de regra mal cobrindo as pudendas de corpos horríveis, agressivamente fora de forma, ofendendo o bom-senso e a noção de estética ao mesmo tempo. A sujeira se espalha, desafiando a capacidade dos coletores e a sensação que se tem é que o poder público se esconde numa viela, esfregando as mãos cansadas de tanto contar nossos dinheiros, extorquidos à base de impostos, nada ou pouco entregando à sociedade em termos de benefícios.
Desculpem-me se estou soando amargo, mas me cansa ver que após mais milhares de anos de civilização, contando apenas com o ocidente, ainda sejamos tão incapazes de vivermos em harmonia com o meio ambiente e com nossos semelhantes.De qualquer maneira, é fácil melhorar: a solução é a educação. Educar, educar e educar sempre. Que nossas crianças saibam curtir melhor um dia de sol, sem ter que agredir a natureza, cometer grosserias e nem jogar o seu lixo medíocre no espaço público, infestando as ruas e calçadas com os sinais de sua mesquinhez.
Allez!!!

sábado, 22 de janeiro de 2011

I AM BACK

Um hiato de duas semanas, fruto de preguiça pura e falta de assunto e pronto: estou de volta. Sorry. Mesmo. Mas voltei. Algumas coisas que aconteceram nesse período chuvoso de começo de ano chamaram a minha atenção, e da maior parte das pessoas. As enchentes anuais, que este ano vieram com fúria redobrada, ceifando a vida de muitas centenas de pessoas. A inépcia das autoridades. A responsabilidade dos que constroem casas em lugares impróprios ( e que são tratados de forma paternalista pela maioria da mídia), os oportunistas de plantão (Luciano Huck, que nunca me enganou pela cara-de-pau é o que vem à mente).
A quase torturante inércia no mundo da Formula 1. Bons tempos os de outrora com a "silly season", onde os boatos de composição dos times eram férteis. Agora, com quase todos os lugares definidos com muita antecedência, não há muito assunto. Aos brasileiros, resta lamentar o corte de duas vagas na categoria máxima: nem Bruno Senna e nem tampouco Lucas di Grassi estarão nos grids da Formula 1 em 2011. Eu sou da opinião que correr de Hispania ou Virgin e nada, é a mesma coisa. Estatisticamente, ambos têm cerca de vinte Grandes Prêmios disputados, mas na prática, quais foram suas chances reais? Fazer figuração, como aquele pessoal que aparece lá no fundo nas cenas coletivas de filmes e novelas, ter seu nome passando a duzentos por hora nos créditos finais, bem pequenininhos,este é o saldo final. Ambos merecem mais. Veremos.
Bom, é sabadão a noite e isso me faz ter vontade de relaxar. O ano está começando e veremos muita coisa acontecendo. Hasta!

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

CURTAS E ALGUM BLA BLA BLA

Temporada acaba e a baboseira começa. Por isso em inglês este período, entre temporadas é chamada de "silly season" = época das besteiras. Este ano, com a maioria das equipes acertadas de longa data com seus pilotos (e boa parte delas mantendo as suas duplas, por um ou outro motivo) o bla bla bla até que tem sido pequeno. Hoje (ou ontem,depende do fuso) foi anunciado que o indiano Narain Karthikeyan — que já passou quase despercebido pela categoria em 2006 na equipe Jordan — assinou contrato com a equipe Hispania para ser um de seus pilotos na temporada de 2011. Aos 34 anos, Narain volta à categoria máxima do automobilismo após um hiato de seis anos, um dos maiores que me lembro. Não deve fazer muito, pois a equipe é uma droga e ela tampouco é uma estrela do volante. O que me surpreende é que alguém esteja disposto a pagar bons milhões de euros para aquela cadeira elétrica. Vai entender!
O outro bla bla bla, sem a menor importância é sobre as famosas "pulseirinhas mágicas" ( ou pulseirinhas de otários, na minha ótica interiorana), que assolaram o mundo nos últimos meses. Segundo o boca a boca, as tais pulseirinhas melhoram o equilíbrio, tornam a circulação do sangue mais eficaz e um monte de outras baboseiras. Recentemente a empresa, através de sua filial australiana, emitiu um comunicado onde admite que, a rigor, não tem como provar os alardeados benefícios. De qualquer maneira, a minha referência, ou menção ao assunto se deve ao fato de haver um vídeo circulando por aí, onde Rubens Barrichello rasga elogios às tais tirinhas de pulso. Minha opinião? Sei lá, não muda nada no eixo da terra. O problema é que os detratores do boca-rota já começaram a bombardear o rapaz, como se ele fosse o responsável por eventuais engodos, ou pior ainda, como se ele fosse a personificação do otário. Um autêntico Hommer Simpson brazuca. Bom, otário por otário, eu não me importaria de estar em seu lugar, com seus contratos, seu jatinho, sua longa carreira. O resto é ....bla bla bla!





terça-feira, 4 de janeiro de 2011

MORRE GERRY RAFFERTY

Morreu hoje devido a uma insuficiência hepática o cantor e compositor escocês Gerry Rafferty. Pouco conheço de sua vida e carreira, para ser honesto, mas ele certamente é o autor de uma das canções "trilha sonora" de minha vida, Baker Street. RIP, Gerry.

sábado, 1 de janeiro de 2011

COMEÇOU MAL

Todos sabem que não sou o maior apoiador da realização das Olimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro. Não se enganem: adoro esportes e sempre sonhei em ver uma edição das Olimpíadas no Brasil. Mas as circunstancias em que ocorreram os Jogos Panamericanos de 2007, terrivelmente super faturados, com muita corrupção e quase nada de positivo (só de destruirem o Autodrómo Internacional de Jacarepaguá — para mim e para os amantes do automobilismo, um sacrilégio— já foi um sinal das mentiras). Sei que vou ser malhado por ter opinião própria, vão me chamar de paulista isso ou aquilo. Mas não se trata de bairrismo e nem defendo São Paulo quando critico pontualmente a realização dos Jogos Olímpicos no Rio: sou contra a desonestidade e a corrupção que vão fazer a alegria dos larápios de sempre. Bom, a tão falada logomarca dos Jogos, escondida a sete chaves e revelada durante os fogos de Copacabana, não é nada mais ou nada menos que um....plágio, senhores. Tremenda falta de originalidade e outra vez, de transparência, copiaram quase integralmente o símbolo de uma organização norte americana(Organização Telluride). Vejam:


um de um de onze

E diz o ciclo das coisas que tudo recomeça hoje. Oxalá. Que tudo seja de primeira classe para todos nós, que tenhamos primazia em tudo e que sejamos os primeiros. Eu já fiz minhas íntimas promessas e meus planos pessoais no recôndito de minha privacidade. Quero desejar a todos um excelente e próspero ano novo.